A Construção de uma Concepção Mais Ampla sobre a Natureza das Ciências em uma Turma do 9º ano: Um Estudo de Caso

Autores

  • Roberto Dalmo V. L de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Lucidéa G. R. Coutinho Universidade Federal Fluminense
  • Maura V. Chinelli Universidade Federal Fluminense
  • Glória Regina C. P. Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Natureza das Ciências, Ensino Fundamental, Ensino de Ciências.

Resumo

É relevante ao Ensino de Ciências que os estudantes compreendam a Ciência como uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. Este trabalho é fruto de proposta pedagógica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio da rede particular de ensino, localizado no estado do Rio de Janeiro, no qual foi decidido pela abordagem temática dos conteúdos químicos e físicos propostos e sua elaboração baseada em três campos, bem difundidos, de pesquisa no Ensino de Ciências; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), História da Ciência e Ciência e Arte. Com isso, buscou-se compreender através de um estudo de caso em uma turma de 9º ano as possibilidades de estimular percepções mais amplas sobre a Natureza das Ciências (NdC).

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150048

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Publicado

03-05-2015