Análise Multivariada do Perfil das Concentrações de Elementos Presentes na Erva-mate (Ilex paraguariensis) comercializada no MERCOSUL
Palavras-chave:
Erva mate, quimiometria, HCA, PCA, análise exploratória, MERCOSUL.Resumo
A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma planta comumente utilizada para o preparo de bebidas estimulantes na América do Sul. No presente estudo foram determinados 24 elementos em erva mate de diferentes marcas comercializadas em diferentes regiões do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. As concentrações dos elementos foram determinadas por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Foi realizada análise multivariada das concentrações dos elementos encontrados na erva mate com o objetivo de classificá-la segundo o país de procedência. Os dados obtidos foram submetidos à análise hierárquica por agrupamentos (HCA) e análise por componentes principais (PCA). A HCA mostrou uma tendência de agrupamento por país de origem e pelas características distintas de algumas amostras. A HCA também mostrou a influência do elemento na planta ou absorção do elemento pela mesma. Os resultados obtidos por ambos os métodos de análise multivariada foram concordantes, indicando que a forma de processamento da erva mate, a contribuição do elemento para a planta e respectiva quantidade absorvida devem ser os responsáveis pela formação dos grupos observados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.