Análise Morfológica e Eletroquímica de uma Monocamada do Ácido 3-Mercaptopropiônico sobre Eletrodo de Ouro
Palavras-chave:
Espectroscopia de impedância eletroquímica, microscopia de força atômica, monocamada auto-organizada, ácido mercaptopropiônico.Resumo
Este artigo investiga a morfologia do eletrodo de ouro policristalino modificado com monocamada do 3-MPA (Au/MPA) construído em diferentes tempos de imersão e concentrações do tiol, utilizando as técnicas de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e microscopia de força atômica. Verificou-se que tanto a rugosidade da superfície, como a capacitância do Au/MPA são dependentes da concentração e da organização das moléculas de 3-MPA adsorvidas na superfície do eletrodo de ouro. Resultados voltamétricos demonstraram que o recobrimento é dependente do tempo de imersão e da concentração da solução de 3-MPA. Estes resultados estão de acordo com as medidas de EIE, pois estes mostraram um aumento na resistência de transferência de carga de (Rct) em função do tempo de imersão, devido ao aumento do bloqueio da transferência de elétrons causado pela monocamada. No entanto, a Rct aumentou até 180 min. e tempos de imersão superiores não apresentaram variações significativas nos valores de resistência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.