O Laboratório Didático de Química (LaDQuim): Um Espaço não-Formal de Ensino do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Promoção do Letramento Científico e da Formação Cidadã
Palavras-chave:
Espaço não-formal, cristal, condutividade, experimentação.Resumo
O Laboratório Didático de Química (LaDQuim) foi utilizado nos últimos três anos como um espaço não formal para o desenvolvimento de atividades específicas de ensino em Educação Científica. Trabalhando com atividades de ensino, pesquisa e extensão, a equipe do LaDQuim vem interagindo com licenciandos, professores e alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo é propor e utilizar novas metodologias no ensino e aprendizagem de Ciência/Química, sendo que a formação cidadã dos estudantes permeia todas as atividades, tomando-se como opção metodológica o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). O presente trabalho visa apresentar uma oficina realizada em um projeto de extensão do laboratório, relacionando a importância da mineração para a economia brasileira desde os tempos da colonização portuguesa até os dias de hoje com tópicos específicos como cristalização fracionada, condutividade de soluções aquosas e testes de chamas. Estudantes de cinco escolas públicas participaram das atividades e os resultados sugerem que a oficina proposta é uma excelente forma de discutir temas em Química com os alunos, tais como teoria atômica, ligação química e solubilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.