Classificação de Méis Silvestres de Diferentes Mesorregiões do Estado do Paraná, Brasil, pela Análise de Componentes Principais
Palavras-chave:
Mel silvestre, origem geográfica, mesorregião, análise de componentes principais.Resumo
No Brasil a caracterização da origem botânica e/ou geográfica de méis através da análise físico-química empregando ferramentas quimiométricas é relativamente recente e realizada para os méis mais comercializados ou típicos de uma determinada região. No entanto, até o momento não foram encontrados estudos de caracterização da origem geográfica de méis silvestres do Estado do Paraná, Brasil. Desta forma, neste trabalho foi realizada a classificação de 31 amostras de méis silvestres provenientes de diferentes mesorregiões do Estado do Paraná, Brasil, pela Análise de Componentes Principais (PCA). Os resultados indicaram que os parâmetros pH, condutividade elétrica e HMF são determinantes para a identificação da origem geográfica dos méis silvestres das mesorregiões Centro Sul, Sudeste e Oeste, sugerindo que as regiões produtoras possuem diferentes condições climáticas e topológicas, grande diversidade floral e diferentes tipos de processamento dos méis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.