Autores
-
Patricia D. Duarte
Universidade Federal de São Carlos
-
Diego P. Sangi
Universidade Federal de São Carlos
-
Arlene G. Corrêa
Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave:
alcaloides, N-heterociclos, síntese orgânica assistida por micro-ondas
Resumo
Compostos nitrogenados destacam-se por apresentar grande importância na área de química medicinal, devido ao amplo espectro de atividades biológicas e farmacológicas. Sendo assim, a síntese destes compostos torna-se de grande interesse e o uso da irradiação de micro-ondas é uma ferramenta muito importante em síntese orgânica. Neste trabalho, nós apresentamos uma breve revisão dos trabalhos recentemente descritos na literatura e também os resultados obtidos por nosso grupo de pesquisa na síntese de N-heterociclos bioativos utilizando micro-ondas.
DOI: 10.5935/1984-6835.20100019
Biografia do Autor
Patricia D. Duarte, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica.
Diego P. Sangi, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é Doutorando na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica.
Arlene G. Corrêa, Universidade Federal de São Carlos
possui graduação (1982-1985), mestrado (1986-1988) e doutorado em Química (1988-1991), todos pela Universidade Federal de São Carlos. Fez doutorado-sanduiche na Université Joseph Fourier de Grenoble, França (1988-1990) e pós-doutorado na Stanford University, CA-EUA (1996-1997). Atualmente é professora associada nível 2 do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de produtos naturais bioativos, química combinatória e ecologia química.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.