Caracterização Geoquímica Orgânica e Inorgânica de Sedimentos de Manguezais do Estuário São Francisco, Sergipe

Jandyson M. Santos, Luana Oliveira dos Santos, José Arnaldo Santana Costa, Luciano Carlos Sobral de Menezes, Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Iramaia C. Bellin

Resumo


Ecossistemas de manguezais se desenvolvem em regiões litorâneas e possuem características intrínsecas, sendo no Brasil considerados áreas de preservação ambiental, porém, impactos antropogênicos associados a especulação imobiliária e atividades petrolíferas estão alterando o cenário desses ecossistemas. O presente trabalho objetivou realizar a caracterização geoquímica orgânica e inorgânica (pH em água, teor de matéria orgânica (MO), análise elementar, determinação de metais Al, Na, K, Fe, Cd, Cr, Cu, Ni e Pb) de sedimentos de manguezais do Estuário São Francisco, Sergipe. Características mineralógicas definiram os sedimentos como de acidez elevada (pH < 4,9), constituídos de matéria orgânica pouco decomposta e de baixa humificação. As medidas de análise elementar com razão C/N > 10 e % MO superiores a 15 % estão relacionados à proximidade das estações de coleta a centros urbanos e industriais, características intrínsecas da vegetação nativa e diferentes aportes de biomassa. Os metais Cd, Cu e Ni, em alguns sedimentos, se mostraram acima dos limites referenciados por Threshold Effect Level (TEL) e Probable Effect Level (PEL) do Canadian Sediment Quality Guidelines for the Protection of Aquatic Life e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), estando associados à atividades antropogênica na região e alertando para fins toxicológicos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150126


Palavras-chave


Ecossistemas de Manguezais; Estuário do São Francisco; Sedimentos; Metais.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online