Emprego de Técnicas Espectroscópicas para a Determinação do Grau de Humificação de Solos Sob a Adição de Cama de Aviário

Nathalie Merlin, Barbara A. Nogueira, Luis Cesar Cassol, Larissa Macedo dos Santos

Resumo


A adoção de práticas de manejo que promovam a manutenção da fertilidade é essencial para garantir a qualidade dos solos agrícolas. Um exemplo de prática que há muito vem sendo utilizada com a finalidade de elevar os teores de matéria orgânica do solo e, consequentemente, sua qualidade, é a adição de fertilizantes orgânicos. Neste sentido, o presente trabalho avaliou os efeitos da adição de cama de aviário sobre o grau de humificação da matéria orgânica de um Latossolo Vermelho cultivado sob plantio direto, por meio de técnicas espectroscópicas. As técnicas espectroscópicas utilizadas foram fluorescência induzida por laser, absorção de luz na região ultravioleta-visível e infravermelho com transformada de Fourier. Os resultados obtidos mostraram que a aplicação da cama de aviário diminuiu o grau de humificação da matéria orgânica das camadas superficiais do solo estudado (0-2.5 e 2.5-5 cm). As camadas mais profundas provavelmente não sofreram alterações em decorrência do curto tempo de experimento.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140093


Palavras-chave


Técnicas espectroscópicas; Matéria orgânica do solo; Grau de humificação; Cama de aviário.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online