As Contribuições do Subprojeto de Química do PIBID-UEMS na Formação Inicial dos Estudantes de Licenciatura da UEMS na Unidade de Dourados: Um Estudo de Caso

Débora Antonio da Silva, Noé de Oliveira, Edemar Benedetti Filho, Antonio Rogério Fiorucci

Resumo


Este trabalho mostra os resultados de um estudo de caso realizado com estudantes de licenciatura em Química e de outros cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), bolsistas do subprojeto de Química no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nos anos de 2010 e 2011. A indagação central da pesquisa foi: Como o PIBID influenciou a formação inicial dos licenciandos inseridos no programa?. A pesquisa optou pela técnica de entrevista semiestruturada para avaliar as concepções dos bolsistas sobre a prática docente e o programa. Foi possível constatar que o programa desempenha papel relevante na formação acadêmico-profissional dos estudantes de licenciatura. Os bolsistas do subprojeto se conscientizaram da importância de sempre buscar diferentes recursos e materiais instrucionais e metodologias para melhorar o ensino e o processo de aprendizagem dos alunos de ensino médio.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150039


Palavras-chave


PIBID; Estudo de Caso; Formação Inicial.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online