Elaboração de Minipanetone Contendo Ômega-3 por Substituição Parcial de Farinha de Trigo por Farinha de Linhaça Dourada (Linum usitattissimum L.)

Ana Beatriz Zanqui, Daniele Bastiani, Aloisio Henrique P. de Souza, Diego R. Marques, Aline K. Gohara, Makoto Matsushita, Antonio Roberto G. Monteiro

Resumo


Foram desenvolvidas três formulações de minipanetone substituindo 10, 20 e 30% da farinha de trigo por farinha de linhaça dourada. Foram avaliados sensorialmente os atributos: sabor e textura, não havendo diferença (5% de significância) entre as amostras. Foi determinado o teor de proteína bruta e lipídios totais para o minipanetone com maior porcentagem de linhaça, encontrando 8,43% e 11,67%, respectivamente, tendo 35% de ácido 18:2n-6 e 20% de 18:3n-3 em relação aos lipídios totais. Conclui-se que pode-se substituir até 30% da farinha de trigo por farinha de linhaça obtendo boa aceitação dos consumidores.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140060


Palavras-chave


Farinha de linhaça dourada; minipanetone; ácidos graxos ômega 3.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online