Histórico da Evolução da Química Medicinal e a Importância da Lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Paracelsus e as Contribuições de Overton e de Hansch

Autores

  • Luciano J. Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos A. Montanari Universidade de São Paulo
  • Claudio L. Donnici Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

história da química medicinal, Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Hansch, lipofilia

Resumo

 

O presente artigo, apresentado como mini-revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20090023

Biografia do Autor

Luciano J. Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Química pela UFMG (2006) e Doutorando em Química pela UFMG na área de Química Orgânica com especialidade na área de Química Medicinal e desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos.

Carlos A. Montanari, Universidade de São Paulo

Professor associado do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de fármacos, QSAR 3D e biocalorimetria. Métodos em quiminformática são usados para a geração de dados em biologia química de sistemas. É coordenador do Grupo de Química Medicinal do IQSC/USP.

Claudio L. Donnici, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado II na Universidade Federal de Minas Gerais desde 1992, Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2. Pesquisas na área de Síntese e Eletrossíntese Orgânica, Novos Materiais, Química Ambiental e Química Medicinal.

Downloads

Publicado

08-08-2009