Métodos Cromatográficos Qualitativos e Quantitativos para Análise dos Produtos da terc-Butilação da Glicerina

Kiany Sirley B. Cavalcante, Antonio G. de Souza, Nelson Roberto A. Filho, Aline T. Soares, Sergiane J. R. Mendonça, Adeilton P. Maciel, Fernando C. Silva

Resumo


Este trabalho avaliou os produtos da terc-butilação da glicerina por cromatografia. As análises qualitativas de CCF e CG-EM foram eficazes, sobretudo porque os padrões do di-terc-butilgliceróis (DTBG) e tri-terc-butilglicerol (TTBG) não são disponíveis no comércio. Em todos os espectros de massa, os GTBE apresentaram íons em m/z 57 e 117, referentes aos íons dos grupos tec-butila [C4H9]+ e terc-butóxi-metil [MCH3OC(CH3)3]+, respectivamente. O método CG-DIC foi eficiente na separação dos compostos em estudo, e apresentou boa linearidade (R2 ³ 0,997) ao longo do intervalo de 0,60-15,0 mg.mL-1, 0,24-6,0 mg.mL-1 e 0,03-1,0 mg.mL-1de di-isobutileno, glicerina e MTBE, respectivamente.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140018


Palavras-chave


Glicerina, GTBE, cromatografia.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online