Determinação do teor de ferro utilizando o aplicativo PhotoMetrix PRO®: a tecnologia a favor do ensino de Química

Salete De Paula, Emilene De Carvalho Lourenco, Grazielle De Oliveira Setti, Aline Theodoro Toci, Eleandro Miguel da Silva, Janine Padilha, Marcela Boroski

Resumo


O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química tem sido uma tendência na área da educação, em especial quando o docente tem como objetivo aumentar o interesse dos estudantes e elevar a qualidade das aulas. Neste trabalho empregou-se o aplicativo PhotoMetrix PRO®, gratuito e disponível para smartphone, em uma prática de colorimetria para determinação de íons ferro empregando tiocianato. Esta reação pode ser monitorada por espectrofotômetro na região do visível. O número destes equipamentos disponíveis para as aulas práticas no ensino médio, em cursos técnicos e de graduação são em geral insuficientes para manuseio por parte dos alunos, e em muitas instituições, não se encontram disponíveis. O método foi adaptado com enfoque na sustentabilidade em um laboratório de química, utilizando volumes reduzidos de reagentes para mitigação de resíduos e custos da análise. A metodologia apresentou valores de R2 de 0,999, limites de detecção e quantificação de 0,34 e 0,98 mg L-1, respectivamente, e valores inferiores a 6,0% de DPR. Determinações de ferro foram realizadas em três amostras, água de torneira, lâmina de barbear e suplemento alimentar. Os níveis de ferro foram satisfatórios quando comparados com os resultados obtidos por espectrofotometria na região do visível.


Palavras-chave


química analítica, software livre, tecnologia no ensino de química, preparo de amostra, PhotoMetrix PRO®, aplicativos de química, TICs.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online