O contexto formativo das Licenciaturas em Química no IF Goiano e suas implicações na perspectiva profissional dos licenciandos

Autores

Palavras-chave:

IF Goiano, perspectivas profissionais, Licenciatura em Química

Resumo

O artigo apresenta recortes de uma pesquisa de mestrado que investigou as concepções e influências no contexto formativo dos cursos de Licenciatura em Química do IF Goiano. Apresenta resultados do perfil profissional pretendido presente nos PPC e o perfil profissional instituído na concepção dos licenciandos. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise dos 5 PPC e respostas dos licenciandos obtidas em 62 questionários construídos para a pesquisa. Os resultados sinalizam que o perfil pretendido nos PPC é orientado no sentido de formação de professores de Química com viés bacharelesco e que nos cursos há uma supervalorização dos conhecimentos científicos em relação ao pedagógico, aproximando-se do modelo de formação de professores pela racionalidade técnica. As concepções instituídas nos PPC refletem nas perspectivas profissionais dos licenciandos que apresentam uma tendência para atuação no contexto científico e técnico da Química como laboratórios ou pesquisas do campo científico. Foi desvelado que os licenciandos não se consideram aptos para atuar na Educação Básica, por isso optam pela pós-graduação ao fim dos cursos e que também possuem baixas perspectivas em relação à atividade docente. Infere-se que o habitus de formação tecnológica e agrária no IF Goiano influencia na construção de identidade docente dos licenciandos.

Biografia do Autor

Dylan Ávila Alves, Instituto Federal Goiano

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Goiás e docente da área de Química do Instituto Federal Goiano, campus Iporá.

Nyuara Mesquita, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Docente do Instituto de Química da Univrsidade Federal de Goiás, atuando na área de Ensino de Química.

Publicado

21-12-2020