O contexto formativo das Licenciaturas em Química no IF Goiano e suas implicações na perspectiva profissional dos licenciandos

Dylan Ávila Alves, Nyuara Mesquita

Resumo


O artigo apresenta recortes de uma pesquisa de mestrado que investigou as concepções e influências no contexto formativo dos cursos de Licenciatura em Química do IF Goiano. Apresenta resultados do perfil profissional pretendido presente nos PPC e o perfil profissional instituído na concepção dos licenciandos. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise dos 5 PPC e respostas dos licenciandos obtidas em 62 questionários construídos para a pesquisa. Os resultados sinalizam que o perfil pretendido nos PPC é orientado no sentido de formação de professores de Química com viés bacharelesco e que nos cursos há uma supervalorização dos conhecimentos científicos em relação ao pedagógico, aproximando-se do modelo de formação de professores pela racionalidade técnica. As concepções instituídas nos PPC refletem nas perspectivas profissionais dos licenciandos que apresentam uma tendência para atuação no contexto científico e técnico da Química como laboratórios ou pesquisas do campo científico. Foi desvelado que os licenciandos não se consideram aptos para atuar na Educação Básica, por isso optam pela pós-graduação ao fim dos cursos e que também possuem baixas perspectivas em relação à atividade docente. Infere-se que o habitus de formação tecnológica e agrária no IF Goiano influencia na construção de identidade docente dos licenciandos.


Palavras-chave


IF Goiano; perspectivas profissionais; Licenciatura em Química



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