Antifungal activity and synergistic effect against Trichophyton rubrum and Candida spp. of the aerial parts essential oil from Lippia alba
Resumo
Atualmente novas cepas do gênero Cândida estão sendo encontrados e relacionadas com infecções hospitalares graves. Em vista disso, vários estudiosos têm aumentado o interesse na pesquisa de substâncias fornecidas por plantas com potencial antimicrobiano, sendo uma estratégia importante em tratamentos alternativos contra infecções por fungos. Estudos sobre a capacidade antifúngica de óleos essenciais têm recebido considerável atenção do setor farmacêutico devido à grande variedade de compostos presentes em amostras com propriedades farmacológicas e ao alarmante aumento de infecções micóticas em indivíduos imunocomprometidos por espécies de Cândida spp. Com isso este estudo teve como objetivo descrever a composição química do óleo essencial de Lippia alba, avaliar atividade antifúngica e efeito modulador da atividade de antifungicos, investigar a toxicidade in vivo e in vitro utilizando Artemia salina e células sanguíneas. A análise cromatográfica mostrou que os principais constituintes foram sabineno (19,34%), E-cariofileno (18,21%), limoneno (16,47%) e γ-elemeno (9,09%). A atividade antifúngica foi analisada pelo método de microdiluição em caldo usando linhagens de dermatófitos e leveduras. A atividade sinérgica foi determinada pela técnica quadriculado, utilizando cetoconazol como padrão para dermatófitos e anfotericina B para leveduras. O óleo essencial apresentou atividade intrinseca contra dermatófitos, bem como apresentou efeito sinergico contra todas as cepas de Tricophyton rubrum quando combinado com cetoconazol e efeito de sinergismo com anfotericina B contra duas cepas de C. tropicalis e uma de C. parapsilosis. Se tratando do enterndimento sobre a citotoxicidade, foram bons resultados apresentando baixa toxicidade.
Palavras-chave

A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.