Preparação e Estudo Fotofísico de Complexos Mono- e Dinucleares de Ru(II) Fenantrolínico- e Heteroaceno-4,4´-Dicarb(et)oxílico-2,2’-Bipiridínicos.

Maria Helena Araujo, Clayton Malheiros Souza, Vinicius Cattony Carpentero, Claudio Luis Donnici

Resumo


Este trabalho descreve a preparação e os estudos fotofísicos dos complexos [Ru(H2dcbpy)2(L1)](PF6)2(1a), [Ru(Et2dcbpy)2(L1)](PF6)2(1b), [Ru(H2dcbpy)2(L2)](PF6)2(2) e [(Et2dcbpy)2Ru(µ-L3)Ru(Et2dcbpy)2](PF6)4(3), onde H2dcbpy = 4,4'-dicarboxi-2,2'-bipiridina; Et2dcbpy = 4,4'-dicarbetoxi-2,2'-bipiridina; L1 = 1,10-fenantrolino-5,6-diona; L2 = dipiridina[1,4]dioxino-monofenazina e L3 = tetrapiridina[1,4]dioxino-difenazina. Os novos complexos 2 e 3, e os já conhecidos 1a e 1b, foram completamente caracterizados por técnicas espectroscópicas e físico químicas. Foram realizados os estudos fotofísicos de todos os complexos sintetizados e é notável a hidrossolubilidade observada e a fluorescência em todos os solventes utilizados, incluindo a água, o que indica que podem ser bons candidatos como corantes sensibilizadores para células solares (DSSCs).


Palavras-chave


Complexos de Rutênio(II); Ligantes Carb(et)oxibipiridínicos, Fenantrolínicos e Fenazínicos; Corantes Sensibilizadores para Células Solares.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online