Preparação e Estudo Fotofísico de Complexos Mono- e Dinucleares de Ru(II) Fenantrolínico- e Heteroaceno-4,4´-Dicarb(et)oxílico-2,2’-Bipiridínicos.

Autores

  • Maria Helena Araujo Universidade Federal de Minas Gerais Professora
  • Clayton Malheiros Souza UFMG - Aluno de doutorado
  • Vinicius Cattony Carpentero UFMG - aluno de iniciação cientifica
  • Claudio Luis Donnici UFMG _ Professor

Palavras-chave:

Complexos de Rutênio(II), Ligantes Carb(et)oxibipiridínicos, Fenantrolínicos e Fenazínicos, Corantes Sensibilizadores para Células Solares.

Resumo

Este trabalho descreve a preparação e os estudos fotofísicos dos complexos [Ru(H2dcbpy)2(L1)](PF6)2 (1a), [Ru(Et2dcbpy)2(L1)](PF6)2 (1b), [Ru(H2dcbpy)2(L2)](PF6)2 (2) e [(Et2dcbpy)2Ru(µ-L3)Ru(Et2dcbpy)2](PF6)4 (3), onde H2dcbpy = 4,4'-dicarboxi-2,2'-bipiridina; Et2dcbpy = 4,4'-dicarbetoxi-2,2'-bipiridina; L1 = 1,10-fenantrolino-5,6-diona; L2 = dipiridina[1,4]dioxino-monofenazina e L3 = tetrapiridina[1,4]dioxino-difenazina. Os novos complexos 2 e 3, e os já conhecidos 1a e 1b, foram completamente caracterizados por técnicas espectroscópicas e físico químicas. Foram realizados os estudos fotofísicos de todos os complexos sintetizados e é notável a hidrossolubilidade observada e a fluorescência em todos os solventes utilizados, incluindo a água, o que indica que podem ser bons candidatos como corantes sensibilizadores para células solares (DSSCs).

Biografia do Autor

Maria Helena Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais Professora

Departamento de Quimica - Quimica Inorganica

Clayton Malheiros Souza, UFMG - Aluno de doutorado

Deparatemnto de Quimica - Quimica Inorgancia

Vinicius Cattony Carpentero, UFMG - aluno de iniciação cientifica

Departamento de Quimica - Química Organica

Claudio Luis Donnici, UFMG _ Professor

Departamento de Qiuimica - Quimica Organica

Publicado

30-10-2020