Experimentação no ensino de células galvânicas utilizando o método jigsaw

Bruno Pereira Diniz, Luís Antônio Silva, Valéria Almeida Alves

Resumo


A dificuldade normalmente apresentada pelos estudantes do Ensino Médio com o tema Eletroquímica fundamentou o desenvolvimento de kits experimentais para auxiliar no ensino de conceitos de Eletroquímica: células galvânicas, pilhas e baterias, e associações em série e/ou em paralelo. Foram utilizados três kits experimentais de Eletroquímica, confeccionados a partir de materiais de baixo custo e fácil acesso, que exploraram associações em série e em paralelo de pilhas comerciais e células galvânicas, e que serviram para ensinar conceitos de Eletroquímica, por meio da aprendizagem cooperativa utilizando o método jigsaw. Os alunos foram divididos em seis grupos de especialistas (GE); cada um desses grupos continha quatro ou cinco alunos. Foram distribuídos seis kits experimentais, relativos a três subtópicos de Eletroquímica: (1) Entendendo o funcionamento das pilhas comerciais, (2) Entendendo o funcionamento das células galvânicas, (3) Verificando a ocorrência de reações de oxidorredução. Cada subtópico foi trabalhado por dois GEs. Após os trabalhos, os GEs se separaram, como peças de um quebra-cabeça, e os alunos formaram seis grupos de base (GB), cada um contendo pelo menos um especialista de cada subtópico. Foi realizado um diagnóstico de como os alunos avaliaram a atividade didática proposta (em relação à metodologia tradicional de ensino) e verificado se a proposta didática contribuiu para auxiliar a aprendizagem dos estudantes a partir do conteúdo trabalhado. Consideramos que a proposta didática, além de motivadora, auxiliou a aprendizagem dos estudantes, proporcionando bons resultados, que consolidam a utilização do método jigsaw, associado a atividades experimentais, no ensino de células galvânicas.


Palavras-chave


ensino de células galvânicas; experimentação; jigsaw



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