Características das Videoaulas mais Populares dos Canais de Química do YouTube Edu

Taynara Souza, Fabrício Alves Borges, Mario Roberto Barro

Resumo


Houve um aumento da utilização de videoaulas na educação desde os anos 90. Atualmente, as plataformas de vídeos presentes na internet facilitam o acesso e a publicação de videoaulas de diversas disciplinas. Neste trabalho, tivemos como objetivo identificar os canais de Química do YouTube Edu que contém videoaulas e analisar as características das suas videoaulas mais populares em relação ao tempo de duração, conteúdo, descrição do audiovisual, recurso e estratégia de ensino. Identificamos 15 canais de Química do YouTube Edu, dos quais suas videoaulas mais populares apresentaram, de modo geral, longa duração, conteúdos de nível médio e o professor discursando e utilizando uma lousa de modo a expor conteúdos. Portanto, concluímos que as características relacionadas à descrição do audiovisual, recursos e estratégias de ensino das videoaulas mais populares dos canais de Química do YouTube Edu se assemelham às das aulas expositivas presenciais tradicionais.

Palavras-chave


Videoaulas, YouTube Edu, Ensino de Química.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online