Termodinâmica: Uma Proposta de Ensino a Partir da Química Computacional

Ézio Raul Alves de Sá, Lucas Abreu do Nascimento, Francisco das Chagas Alves Lima

Resumo


O processo educacional vem passando por grandes transformações nas últimas décadas, como por exemplo, através da utilização de ferramentas que proporcionam a visualização e a reprodução de modelos dinâmicos. Neste sentido, os softwares de simulação e as ferramentas de modelagem molecular surgem com a finalidade de desenvolverem a compreensão conceitual e minimizarem o aprendizado mecânico dos estudantes no Ensino de Química (EQ). A presente pesquisa busca promover uma melhor compreensão de conceitos e cálculos sobre os conteúdos de Termodinâmica Química (TQ), abordados na disciplina de Físico-Química I (FQI) de estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Nesse sentido, foram produzidos e aplicados tutoriais, a fim de facilitar a utilização dos softwares de modelagem molecular pelos graduandos, a partir de aulas práticas computacionais. O método de pesquisa empregado é uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com a aplicação de questionários subjetivos e escalas do tipo Likert de cinco pontos, como instrumentos de coleta de dados. A partir dos resultados pode-se perceber que as utilizações dessas ferramentas no ensino contribuem para o aprofundamento do conhecimento termodinâmico, ajudam a estabelecer uma visão mais realística e simbólica do mundo microscópico, minimizam as limitações matemáticas na obtenção dos cálculos e melhoram o interesse e a motivação dos estudantes pelo aprendizado. 

Palavras-chave


Ensino de Química; Termodinâmica Química; Softwares de Modelagem Molecular; Tutoriais.



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