Remoção de Cu(II), Zn(II) e Ni(II) utilizando resíduo de açaí (Euterpe oleracea Mart.) como biossorvente em solução aquosa
Resumo
A remoção de íons de metais de transição, como Cu(II), Zn(II) e Ni(II) em meio aquoso, foi investigado utilizando resíduo de açaí (Euterpe oleracea Mart.) como biossorvente. A caracterização da amostra foi efetuada por meio de análise de imagem MEV/EDS e pHPCZ. A capacidade de adsorção do biossorvente foi avaliada em ensaios em batelada e a influência do pH, do tempo de contato e da concentração inicial foram estudadas. O processo de adsorção foi estudado pelos modelos de isotermas de Langmuir e Freundlich. Os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem foram considerados na interpretação dos dados experimentais. A capacidade máxima de adsorção determinada foi 15,77, 24,69 e 3,30 mg g-1 para os íons Cu(II), Zn(II) e Ni(II), respectivamente. A cinética de adsorção foi melhor descrita pelo modelo de pseudo segunda ordem. O processo de adsorção dos íons Cu(II), Zn(II) e Ni(II) é favorável e espontâneo. Os resultados obtidos demonstram que o resíduo do açaí pode ser usado para remoção de metais tóxicos a partir de efluentes aquosos, sob as condições otimizadas.
Palavras-chave

A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.