Remoção de Cu(II), Zn(II) e Ni(II) utilizando resíduo de açaí (Euterpe oleracea Mart.) como biossorvente em solução aquosa

Autores

  • Luciane da Rocha de Lima Universidade Federal do Pará
  • Orlandina Ferreira da Costa Universidade Federal do Pará
  • Bianca Silva da Fonseca Alves Universidade Federal do Pará
  • Kelly das Graças Fernandes Dantas Universidade Federal do Pará
  • Vanda Porpino Lemos Universidade Federal do Pará
  • Marta Helena Tavares Pinheiro Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

íons de metais de transição, açaí, biossorvente.

Resumo

A remoção de íons de metais de transição, como Cu(II), Zn(II) e Ni(II) em meio aquoso, foi investigado utilizando resíduo de açaí (Euterpe oleracea Mart.) como biossorvente. A caracterização da amostra foi efetuada por meio de análise de imagem MEV/EDS e pHPCZ. A capacidade de adsorção do biossorvente foi avaliada em ensaios em batelada e a influência do pH, do tempo de contato e da concentração inicial foram estudadas. O processo de adsorção foi estudado pelos modelos de isotermas de Langmuir e Freundlich. Os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem foram considerados na interpretação dos dados experimentais. A capacidade máxima de adsorção determinada foi 15,77, 24,69 e 3,30 mg g-1 para os íons Cu(II), Zn(II) e Ni(II), respectivamente. A cinética de adsorção foi melhor descrita pelo modelo de pseudo segunda ordem. O processo de adsorção dos íons Cu(II), Zn(II) e Ni(II) é favorável e espontâneo. Os resultados obtidos demonstram que o resíduo do açaí pode ser usado para remoção de metais tóxicos a partir de efluentes aquosos, sob as condições otimizadas.

Biografia do Autor

Luciane da Rocha de Lima, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Química Industrial-UFPa, atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFPa) no projeto de pesquisa “Utilização de biomassa residual como adsorvente para poluentes aquosos metálicos”.

Orlandina Ferreira da Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Química Licenciatura-UFPa, atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFPa) no projeto de pesquisa “Utilização de biomassa residual como adsorvente para poluentes aquosos metálicos”.

Bianca Silva da Fonseca Alves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Química Analítica pela UFPA, atuando na área de Química Analítica com ênfase em técnicas espectroanalíticas e cromatografia líquida, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, bioadsorventes, preparo de amostras, frutas da Amazônia, HPA, metais, HPLC e FAAS. Atualmente é professora substituta na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Membro do grupo de pesquisa de Espectrometria Analítica Aplicada(GEAAP)-UFPA.

Kelly das Graças Fernandes Dantas, Universidade Federal do Pará

Professora associada Nível 3 da Universidade Federal do Pará, e permanente no Programa de Pós-Graduação em Química e membro do Comitê assessor de Pesquisa PIBIC da UFPA, coordenadora do Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada (GEAAP). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em técnicas espectroanalíticas, atuando principalmente nas seguintes técnicas: preparo de amostras, FAAS, GFAAS, ICP OES, MIP-OES, HPLC-ICP-MS e HPLC-GFAAS.

Vanda Porpino Lemos, Universidade Federal do Pará

Professora aposentada da UFPa e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Pará, orientadora de mestrado e doutorado em Química (Caracterização de biomassas pirolizadas, minerais e rochas, feritliizantes e outros materiais), membro do grupo de pesquisa de Espectrometria Analítica Aplicada(GEAAP)-UFPA.

Marta Helena Tavares Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Professora associada Nível 3 da Faculdade de Química-UFPa, e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Química, coordenadora de projetos de pesquisas vinculados ao reaproveitamento de rejeitos minerais e vegetais como materiais precursores na síntese de adsorventes alternativos na remoção de poluentes inorgânicos e orgânicos, atuando na área de química analítica, ensino de química, métodos de separação, tratamento de efluentes líquidos e equilíbrio das reações de adsorção. Membro do grupo de pesquisa de Espectrometria Analítica Aplicada(GEAAP)-UFPA.

Publicado

30-10-2020