Produção de biocombustível e ácidos orgânicos para agregar valor ao efluente de mandioca

Autores

Palavras-chave:

butanol, Clostridium beijerinckii, etanol

Resumo

Resíduos agroindustriais são resíduos ricos em açúcares que podem ser fermentáveis, sendo promissores na geração de produtos de alto valor agregado em processos biotecnológicos. Dentre estes produtos estão os ácidos orgânicos voláteis e álcoois. A fermentação acetona-butanol-etanol (ABE) vem sendo cada vez mais estudada de modo a aumentar a produção dos ácidos e solventes produzidos a partir destas fontes renováveis. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de solventes e ácidos orgânicos a partir de dois substratos, glicose e águas residuárias do processamento de farinha de mandioca (manipueira). As fermentações ABE em batelada foram realizadas com Clostridium beijerinckii (ATCC 10132) - CB, e três consórcios microbianos previamente submetidos a tratamento térmico, sendo estes o efluente de suinocultura - SM; lodo UASB da estação de tratamento de esgoto - UB; esterco bovino - CM. Enquanto que o inóculo CB obteve maior produção de butanol (1,03 g L-1) e etanol (2,31 g L-1) utilizando a manipueira como fonte de carbono, os demais inóculos exceto UB, produziram maiores quantidades de ácido butírico nas concentrações de 0,31 g L-1 (CM) e 0,13 g L-1 (SM) também com manipueira como fonte de carbono. Outros ácidos orgânicos também foram produzidos nestas fermentações. Os resultados deste estudo mostram a viabilidade do uso da manipueira como fonte de carbono na fermentação ABE para a produção de ácidos e solventes, além de promover uma forma de agregar valor a esses resíduos.

Biografia do Autor

Marianne Akemi Neroni Chogi, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - Departamento de Biologia, Laboratório de Microbiologia Ambiental

Gabriela Fiori Silva, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - Departamento de Biologia, Laboratório de Microbiologia Ambiental.

Ana Carolina Vieira Araújo, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba - Departamento de Biologia, Laboratório de Microbiologia Ambiental.

Graduada em Ciências Biológicas, Doutora em Biotecnologia e Pós-doutora em Oceanografia e em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis.

Pierre Ferreira Prado, Universidade de Valencia - Burssajot

Graduado em Engenharia Ambiental e Doutor em Ciências Ambientais.

Douglas Batista Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Tecnologia e Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia Agrícola.

Ariovaldo José Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Tecnologia Sanitária Modalidade Saneamento e em Engenharia Civil. Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas.

Iolanda Cristina Silveira Duarte, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Graduada em Ciências Biológicas. Mestre em Microbiologia. Doutora e Pós-doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Professora Doutora na Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

10-03-2020