CONTRADIÇÕES E EQUÍVOCOS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO CONCEITO E À CLASSIFICAÇÃO DE SAIS

Autores

  • Poliana Gomes de Abrantes Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa
  • João Batista Moura de Resende Filho Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa
  • Anderson Sávio de Medeiros Simões

Palavras-chave:

Livros didáticos, PNLEM, classificação de sais.

Resumo

O livro didático é um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na construção de saberes. Na maioria das vezes, é a única mídia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos níveis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais que podem gerar confusões e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investigação do conteúdo de Sais presentes nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, a fim de identificar e discutir possíveis equívocos. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros didáticos de Química do Ensino Médio com livros usados no Ensino Superior, o Gold Book da IUPAC e artigos científicos. Identificou-se a presença de diversos equívocos conceituais, definições ralas e ideias que não condizem com a linguagem científica, tais como: uso de sinonímias errôneas, classificação de sais como função química, uso do termo “hidroxila” para tratar do termo “hidróxido”, dentre outros.

Publicado

30-04-2020