Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina Tratamento de Resíduos e Meio Ambiente: Um Estudo de Caso

Autores

  • Thaiany S. C. Bressiani Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE
  • Mayara L. de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE
  • Karla P. Rainha Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE
  • Júlia Raquel P. Pereira Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE
  • Ivina L. Santana Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE
  • Maria de Fátima Fontes Lelis Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE
  • Paulo R. G. de Moura Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química - CCE

Palavras-chave:

Ensino superior, motivação para aprendizagem, rejeito de mineração de ferro, Aprendizagem baseada em projetos (ABP)

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de avaliar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do Ensino Superior em Química (UFES), na disciplina de Tratamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente. Esta metodologia de ensino possibilita o engajamento dos estudantes no trabalho colaborativo, incentivando o compartilhamento de ideias, conhecimentos e habilidades para a elaboração de artefatos, capacitando-os para tomadas de decisões e resolução de problemas. A proposta educacional envolveu os alunos no processo de pesquisa visando transformar o rejeito de mineração de ferro em um produto que possa ser utilizado em outros processos. Os resultados obtidos mostram que a utilização da metodologia de ensino ABP numa perspectiva de Educação Ambiental (EA) motivou os alunos a buscarem soluções tendo como base o conhecimento científico adquirido não só na disciplina, mas ao longo da graduação. Envolver os alunos com problemáticas presentes em seu cotidiano os impulsiona e traz resultados incríveis, mostrando o potencial que os mesmos possuem, além de contribuir para a atuação deles como futuros profissionais.

Publicado

30-04-2020