Adoçantes Artificiais e Naturais: Propriedades Químicas e Biológicas, Processos de Obtenção e Potenciais Efeitos Nocivos

Autores

  • Thaiz Rosa Ribeiro Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Química de Araraquara. Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM).
  • Natália Fernanda Frediani Pirolla Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Química de Araraquara. Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM).
  • Nailton Monteiro Nascimento-Júnior Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Química de Araraquara. Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM).

Palavras-chave:

Adoçantes, Açúcares, Alimentos dietéticos, Aspectos nutricionais.

Resumo

Há indícios da utilização de substâncias com propriedades adoçantes desde a Idade da Pedra (Pré-história), seja em suas espécies naturais como o mel, as polpas de figos e tâmaras ou, mais recentemente, os aditivos alimentares, como os adoçantes artificiais ou naturais produzidos e comercializados com o objetivo de substituir o açúcar. Nesta revisão, serão abordados os aspectos históricos, bem como as mais diversas fontes de açúcar e informações sobre seu processo de fabricação e refino, a utilização de adoçantes no decorrer da história, mais especificamente os naturais e artificiais, informações sobre o processo de obtenção e efeitos no organismo, os aspectos nutricionais envolvidos, as doenças que podem ser provocadas pelo consumo excessivo de açúcar ou adoçantes e as possíveis consequências de uma dieta sem o consumo de açúcar.

Biografia do Autor

Thaiz Rosa Ribeiro, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Química de Araraquara. Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM).

Possui graduação em Química Tecnológica pela UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2014). Atualmente, cursa mestrado pelo programa de pós-graduação (PPG IQ-CAr) no Instituto de Química da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Araraquara, realizando pesquisa na área de Química Orgânica, com ênfase em Química Medicinal, com foco em estudos de ancoramento molecular (docking), síntese e avaliação farmacológica de compostos bioativos frente a enzima diacilglicerol lipase alfa (DAGL-alfa), sob supervisão do Professor Doutor Nailton Monteiro do Nascimento Júnior, no Laboratório de Química Medicinal - Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM). Tem experiência na área de Modelagem Molecular, com destaque para o Planejamento de Fármacos Baseado na Estrutura do Receptor (SBDD, do inglês Structure Based Drug Design), utilizando os programas Gold (docking), Mercury (MOPAC 2016), PyMol e Discovery Studio Vizualizer (DSV).

Natália Fernanda Frediani Pirolla, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Química de Araraquara. Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM).

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Catanduva no período de 2013-2016, Mestrado em Química Orgânica pelo Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Araraquara (IQ/Car), sob supervisão do Professor Doutor Nailton Monteiro do Nascimento Júnior, no Laboratório de Química Medicinal - Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM), no período de 2017-2018. No período de 2015-2016, ministrei aulas de inglês no Cursinho Popular do IFSP Campus Catanduva.

Nailton Monteiro Nascimento-Júnior, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Química de Araraquara. Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM).

Líder do Laboratório de Química Medicinal, Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM) desde 2015 e Professor Assistente Doutor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp - Araraquara). Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestrado e Doutorado em Ciências (em Química) pelo Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGQu/IQ-UFRJ) no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) em Química Medicinal com ênfase em Síntese Orgânica e Modelagem Molecular sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Manssour Fraga e coorientação do Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro, com período sanduíche na Vrije Universiteit - Amsterdam, sob supervisão do Dr. Rob Leurs (2012). Tem experiência em Modelagem Molecular aplicada à Agroquímica e à Química Medicinal, Síntese de derivados heterocíclicos neuroativos, Síntese de derivados N-acilidrazônicos, Síntese Orgânica com o auxílio de micro-ondas e Síntese de Peptídeos (cíclicos e acíclicos). Também foi Pesquisador Sênior na empresa de biotecnologia Hygeia Biotech (2013 - 2014).

Publicado

30-10-2020