MÉTODO DE SOLUBILIZAÇÃO ALCALINA APLICADO À AMOSTRAS DE PÃO INDUSTRIALIZADO PARA SUBSEQUENTE DETERMINAÇÃO DE Cu, Fe, K, Mg, Na e Zn POR ESPECTROMETRIA ATÔMICA

Ana Claudia Luckow, Daisa Bonemann, Camila Pereira, Alexander Souza, Anderson Ribeiro, Adriane Medeiros Nunes

Resumo


Foi desenvolvido um método de preparo de amostras de pão do tipo bisnaguinha utilizando o TMAH para a solubilização alcalina. O objetivo desse trabalho foi avaliar a concentração de Cu, Fe, K, Mg, Na e Zn após a solubilização das amostras à temperatura ambiente, em overnight. A solubilização alcalina se apresentou como um método simples e rápido, além de ser uma melhor alternativa frente aos procedimentos de mineralização convencional, permitindo a solubilização completa das amostras usando pequenas quantidades de TMAH. Utilizou-se um método de decomposição ácida e adição de analito para avaliar a exatidão do método. Obtiveram-se baixos limites de detecção 0,073; 0,051; 0,021; 0,008; 0,003 e 0,043 mg kg-1 para Cu, Fe, K, Mg, Na e Zn, respectivamente, além de bons valores de recuperação, variando de 80 a 120 % para os analitos. Dentre os resultados obtidos todos apresentaram concentrações de acordo com a legislação pra Na e abaixo do DRI para os demais mais elementos. A comparação de método não apresentou diferença significativa, assim o método se mostrou adequado para as análises.

Palavras-chave


Solubilização alcalina; Pão industrializado; Metais; Espectrometria Atômica.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online