Tratamento da água residuária da bovinocultura utilizando resíduos agroflorestais: retenção de poluentes ambientais

Anieli de Souza Marques, Érika Flávia Machado Pinheiro, Adriana Paulo de Sousa Oliveira, David Vilas Boas de Campos, Raquel Silva de Oliveira, Rakiely Martins da Silva, Camila Ferreira Matos

Resumo


A bovinocultura de leite gera diversos resíduos no processo produtivo, como a água residuária que apresenta poluentes orgânicos e inorgânicos em elevadas concentrações. Visando a remoção desses poluentes com um baixo custo de implantação, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da filtração com bagaço de cana-de-açúcar, serragem de madeira e sabugo de milho no tratamento da água residuária da bovinocultura. Para a avaliação da eficiência do sistema, o afluente e o efluente do processo de filtração foram caracterizados em relação ao pH e à retenção dos metais cálcio total (Ca-total), magnésio total (Mg-total), potássio total (K-total), cobre total (Cu-total), zinco total (Zn-total), ferro total (Fe-total), manganês total (Mn-total) e alumínio total (Al-total). Todos os materiais orgânicos utilizados como meios filtrantes apresentaram potencial na remoção dos elementos investigados, com destaque para o bagaço de cana-de-açúcar que foi capaz de remover expressivamente Fe, Zn e Al. Nenhum dos materiais foi efetivo na remoção de Cu e K, ao contrario, contribuiu para o acréscimo desses elementos no filtrado.

Palavras-chave


água de reúso, tratamento primário, remoção de metais, agricultura orgânica



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online