DESENVOLVENDO A ARGUMENTAÇÃO E MOBILIZANDO CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA

Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias

Resumo


Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem, como por exemplo a argumentação. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Focou-se neste trabalho na propriedade crioscopia. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento das argumentações e mobilização de conceitos químicos de alunos do 2º ano do Ensino Médio por meio de atividades experimentais investigativas. Desse modo, os dados obtidos sugerem que a argumentação pode ser desenvolvida por meio das atividades experimentais investigativas, pois foi possível perceber elementos argumentativos nas respostas dos alunos, na tentativa de descrever o fenômeno observado, conseguindo analisar e compreender a influência de um soluto não volátil temperatura de congelamento da água.

Palavras-chave


experimentação investigativa, crioscopia, argumentação, ensino de química

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