DESENVOLVENDO A ARGUMENTAÇÃO E MOBILIZANDO CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA
Palavras-chave:
experimentação investigativa, crioscopia, argumentação, ensino de químicaResumo
Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem, como por exemplo a argumentação. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Focou-se neste trabalho na propriedade crioscopia. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento das argumentações e mobilização de conceitos químicos de alunos do 2º ano do Ensino Médio por meio de atividades experimentais investigativas. Desse modo, os dados obtidos sugerem que a argumentação pode ser desenvolvida por meio das atividades experimentais investigativas, pois foi possível perceber elementos argumentativos nas respostas dos alunos, na tentativa de descrever o fenômeno observado, conseguindo analisar e compreender a influência de um soluto não volátil temperatura de congelamento da água.Publicado
10-03-2020
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Artigos
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