DESENVOLVENDO A ARGUMENTAÇÃO E MOBILIZANDO CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA

Autores

  • Jean Michel dos Santos Menezes Universidade Federal do Amazonas
  • Sidilene Aquino de Farias Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

experimentação investigativa, crioscopia, argumentação, ensino de química

Resumo

Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem, como por exemplo a argumentação. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Focou-se neste trabalho na propriedade crioscopia. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento das argumentações e mobilização de conceitos químicos de alunos do 2º ano do Ensino Médio por meio de atividades experimentais investigativas. Desse modo, os dados obtidos sugerem que a argumentação pode ser desenvolvida por meio das atividades experimentais investigativas, pois foi possível perceber elementos argumentativos nas respostas dos alunos, na tentativa de descrever o fenômeno observado, conseguindo analisar e compreender a influência de um soluto não volátil temperatura de congelamento da água.

Publicado

10-03-2020