Avaliação da eficiência de diferentes solventes orgânicos na precipitação de asfaltenos de petróleos brasileiros e análise das frações asfaltênicas e maltênicas por diferentes técnicas instrumentais

Wagner da Silva Terra, Laercio Lopes Martins, Georgiana Feitosa da Cruz

Resumo


Os asfaltenos representam uma complexa fração do petróleo bruto livre de parafinas, solúvel em solventes aromáticos e insolúveis em n-alcanos de baixo peso molecular, sendo estes encontrados no petróleo na forma de agregados estabilizados pelas resinas. Estes merecem destaque na indústria petrolífera devido aos grandes problemas ocasionados, como sua precipitação no poço e nas linhas de fluxo. Neste trabalho são apresentadas diferentes etapas para avaliação de quatro tipos de solventes na precipitação de asfaltenos de duas amostras de petróleos brasileiros, além da avaliação da composição química das frações de asfalteno e malteno. Os ensaios resultaram em uma significativa influência do tipo de solvente na quantidade de asfalteno precipitado, no qual o n-pentano apresentou maior eficiência. Também foi verificado por espectroscopia de IV e Análise elementar de CHN que a mudança do solvente não altera a composição elementar nem os tipos de grupos funcionais dos asfaltenos obtidos na precipitação. Além disso, foi observado por RMN 1H que os asfaltenos obtidos apresentam composições distintas para os dois óleos utilizados.

Palavras-chave


Petróleos brasileiros; asfalteno; precipitação; solventes orgânicos; fração maltênica



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online