Fraude no Leite: Experimento Investigativo para o Ensino de Química
Resumo
Na Educação Básica, os conteúdos de Química são considerados pouco atrativos pelos estudantes, que nem compreendem efetivamente os fenômenos químicos e nem são capazes de associá-los ao cotidiano. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um experimento, investigativo e contextualizado, como recurso didático para a aprendizagem de conceitos químicos envolvendo densidade, catalisadores, número de oxidação, funções orgânicas e reações químicas na abordagem da temática de fraudes no leite. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-CE), envolvendo alunos do Ensino Médio. Observamos que todos os alunos conseguiram identificar as adulterações nas amostras de leite recebidas, alcançando resultados muito satisfatórios. Os experimentos, além de motivar, auxiliaram na compreensão dos conceitos químicos, relacionando-os com a realidade dos alunos no seu entorno, a partir da visualização macroscópica do conhecimento químico.
Palavras-chave
Experimentação; Ensino de Química; Contextualização; Fraudes no Leite

A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Comentários sobre o artigo
por Editoria RVQ (2019-07-04)
por Editoria RVQ (2019-07-08)
por Editoria RVQ (2019-07-18)
por Editoria RVQ (2019-07-18)
por Editoria RVQ (2019-07-18)
por Mas Bre Wok (2019-08-28)
por jenny thomas (2019-11-07)