Desenvolvimento de Metodologia para Extração do Óleo Vegetal Tall Oil Oriundo do Efluente Licor Negro Gerado na Produção de Celulose

Autores

  • Jair Juarez João Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luandro Vargas Piola Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ácidos graxos, Óleo vegetal, Efluentes Líquidos

Resumo

O efluente “licor negro” gerado na produção de papel e celulose é altamente poluente, tóxico e apresenta altos teores de ácidos graxos e resinosos. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar uma metodologia mais eficiente para extração do óleo vegetal tall oil oriundo do efluente “licor negro” gerado na produção de papel e celulose. O efluente e a espuma de tall oil foram coletados em uma empresa de produção de papel e celulose, na cidade de Fraiburgo, Santa Catarina. Inicialmente foi feito a caracterização do efluente e um pré-tratamento com refino na espuma de tall oil. O efluente bruto de saída, apresentou concentrações de matéria orgânica total (54,2%), sólidos totais (39,4 %), óleos e graxas totais (3,4%), viscosidade (760,5 cP) e pH alcalino. A caracterização do óleo refinado foi realizada através de análises de ponto de fulgor, viscosidade, espectroscopia no infravermelho, cromatografia gasosa acoplada com espectrometria de massas (CG-MS). Foram obtidos 54,26% de óleo e o infravermelho mostrou a absorção na região de 1715 cm-1, característico de ácidos carboxílicos. O resultados das análises por CG-MS, mostrou um óleo rico em ácidos graxos insaturados e poliinsaturados.

Biografia do Autor

Jair Juarez João, Universidade do Sul de Santa Catarina

Atualmente é professor de tempo integral na Universidade do Sul de Santa Catarina, onde atua como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e coordenador de grupo de pesquisas, cadastrado no CNPq. Como pesquisador vem estudando novas metodologias para tratamento de efluentes domésticos e industriais; e utilizando microrganismos e enzimas seletivas para remediação de compostos orgânicos em águas residuais e em resíduos sólidos para remediação de passivo ambiental através da produção biotecnológica de compostos orgânicos mais sustentáveis. Além disso, vem participando ativamente de serviços nas áreas analíticas, ensaios de águas, efluentes, carvão e cinzas, bem como em convênios e parcerias de cooperação técnica e institucional com órgãos ambientais. O professor também é coordenador de diversos projetos fomentados pelas agências financiadoras de projetos. Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ), foi Secretário da Regional de Santa Catarina em dois mandatos (2014-2018) e atualmente é vice-secretário da SBA-SC. Também foi DIRETOR do Centro Tecnológico, UNISUL, período de 10/02/2002 a 30/06/2009.

Luandro Vargas Piola, Universidade do Sul de Santa Catarina

Aluno de Iniciação Científica do Curso de Química

Publicado

30-04-2020