Avaliação da Atividade Antimicrobiana e Antioxidante de um Conservante Natural em Presunto Cozido

Autores

  • Cristiane Silvano Wensing Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Jair Juarez João Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Conservantes naturais, Microbiologia, Vida de prateleira.

Resumo

A grande maioria dos alimentos embutidos possuem nitrito e ou nitrato de sódio em sua formulação, que são conservadores e acentuadores da coloração avermelhada. Estes compostos estão associados ao surgimento de alergias, dificuldades digestivas e até mesmo a determinados tipos de câncer. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana e antioxidante de um conservante natural em embutidos, presunto cozido. Foram preparadas amostras com 0,5 a 1% de conservante natural, sendo que a metade das amostras foram pasteurizadas, e todas mantidas em câmara fria em torno de 3°C. Foram analisados o surgimento de Salmonella, Listeria monocytogenes, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Bolores e Leveduras por um período de 30 dias. Os resultados obtidos mostraram que nas amostras pasteurizadas não houve o surgimento de microrganismos, enquanto nas amostras não pasteurizadas houve o crescimento de bolores e leveduras em 30 dias. As análises físico-químicas afirmaram que o produto se adequa a legislação, não apresenta nitrato e nitrito de sódio e as análises de índice de peróxidos comprovaram que todas as amostras estavam de acordo com o parâmetro pré-estabelecido pela legislação. As análises sensoriais demonstraram preferência pelos produtos que continham 0,9 e 1% de conservante natural.

Biografia do Autor

Cristiane Silvano Wensing, Universidade do Sul de Santa Catarina

Engenheira Química formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Coordenadora do laboratório de P&D da empresa JCW ALIMENTOS.

Jair Juarez João, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor de tempo integral na Universidade do Sul de Santa Catarina, onde atua como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e coordenador de grupo de pesquisas, cadastrado no CNPq. Como pesquisador vem estudando novas metodologias para tratamento de efluentes domésticos e industriais; e utilizando microrganismos e enzimas seletivas para remediação de compostos orgânicos em águas residuais e em resíduos sólidos para remediação de passivo ambiental através da produção biotecnológica de compostos orgânicos mais sustentáveis. Além disso, vem participando ativamente de serviços nas áreas analíticas, ensaios de águas, efluentes, carvão e cinzas, bem como em convênios e parcerias de cooperação técnica e institucional com órgãos ambientais.

Publicado

08-01-2020