Iridoides e atividades biológicas de espécies da tribo Gardenieae: uma contribuição quimiotaxonômica para a família Rubiaceae

Elcilene Alves de Sousa, Mariana Helena Chaves

Resumo


Gardenieae é uma tribo pertencente à família Rubiaceae, subfamília Ixoroideae, considerada a mais extensa, com cerca de 100 gêneros, constituindo um grupo complexo e diversificado morfologicamente. Considerando que os iridoides são os marcadores quimiotaxonômicos da subfamília Ixoroideae, esta revisão bibliográfica mostra a diversidade destes metabólitos e as bioatividades relatadas para espécies da tribo Gardenieae. Um total de 115 iridoides e 3 noriridoides, distribuídos em 10 gêneros e 24 espécies foram relatados, sendo o gardenosídeo (4) o iridoide de maior ocorrência e, Gardenia jasminoides é a espécie com maior número destes compostos. Uma gama diversificada de atividades biológicas é relatada para espécies desta tribo e, a maioria apresentou atividade citotóxica. Os resultados obtidos contribuem para o conhecimento químico, biológico e taxonômico da tribo Gardenieae.

Palavras-chave


Rubiaceae; Gardenieae; iridoides; atividades biológicas



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online