Smartwatch confeccionado a partir do Líquido da Casca da Castanha de Caju (LCC)

Samuel Gondim Sampaio, Thayllan Teixeira Bezerra, Mario Manuel Rodas Morán, Mayara Oliveira de Almeida, Viviane Gomes Pereira Ribeiro, Selma Elaine Mazzetto

Resumo


O presente artigo ilustra a confecção de um Smartwatch (relógio inteligente) pelo emprego do cardanol, constituinte majoritário do Líquido da Casca da Castanha de Caju (LCC). Nessa proposta, o cardanol foi empregado na síntese de um pigmento fotoativo (meso-porfirina) para a aplicação em uma Célula Solar Sensibilizada por Corante (CSSC), inserida no visor do dispositivo. O relógio foi confeccionado com o objetivo de mensurar a radiação luminosa ambiente, através de um sinal elétrico correspondente a incidência de luz, utilizando uma placa de Arduino (Nano 3.0) para armazenamento, análise e transmissão dos dados via bluetooth. Além disso, foi preparada uma resina fenólica (resol), também a partir do cardanol, para a produção da carcaça do relógio. Uma comparação entre a célula montada neste trabalho e uma célula solar de silício (comercial) mostrou baixos erros relativos no que se refere ao sinal elétrico captado (variando entre 3,80 - 8,28 %) quando comparado a um solarímetro (HD2302.0), comprovando que o dispositivo fotovoltaico montado pode ser usado com eficiência para mensurar a radiação solar. A produção desse Smartwatch mostrou vantagens devido à sua portabilidade, utilização de matéria-prima renovável, além de servir como uma ferramenta pedagógica em um contexto de Educação Ambiental (EA).

Palavras-chave


LCC; Porfirina; CSSC; Resol; Educação Ambiental; Tecnologias Sustentáveis.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online