Ação antibacteriana do óleo essencial das folhas de Schinus terebinthifolius Raddi frente a patógenos multirresistentes

Nayara Soares de Mendonça Braga, Amanda Guedes Tenório, Clara Bárbara Vieira Silva, Evilly Rodrigues Oliveira, Aldenir Feitosa dos Santos, Luana Luzia Santos Pires

Resumo


Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é uma bactéria que causa infecções graves em diversas partes do corpo, às quais são difíceis de tratar, devido às poucas opções terapêuticas atualmente disponíveis. Esse fato tem despertado interesse no uso de óleos essenciais como fontes antimicrobianas. A aroeira (Schinus terebinthifolius) é planta comum da vegetação litorânea dos estados nordestinos que possui várias propriedades medicinais. Em trabalhos anteriores realizados pelo grupo de pesquisa foi detectada ação antimicrobiana nos óleos essenciais brutos da aroeira, o que motivou a realização desta pesquisa, que tem como objetivo verificar o efeito das frações hexânicas dos óleos essenciais dos frutos verdes e maduros da aroeira em bactérias multirresistentes do tipo MRSA pelo método de microdiluição em caldo. A fração hexânica do fruto maduro apresentou atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus MRSA e Staphylococcus epidermidis MRS causadores de infecção hospitalar, com CIM variando de 1% a 0,5%. A fração do fruto verde da aroeira não apresentou ação antiestafilocócica. Esse fato está relacionado com a composição química e maturação dos frutos, fator influenciável na ação do mesmo fruto em diferente estado de maturação.

Palavras-chave


Antimicrobianos. Propriedades medicinais. Óleos essenciais. Schinus terebinthifolius. Aroeira.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online