Estudo das propriedades da tinta epóxi-Nb2O5 aplicada na indústria química

Maria Eduarda Dias Serenário, Fernando Thomaz de Abreu, Rhuan Costa Souza, Bernardo Augusto Farah Santos, Luiz Roberto Martins de Miranda, Alysson Helton Santos Bueno

Resumo


A corrosão é um dos principais problemas que afetam as estruturas e equipamentos da unidade fabril. A principal causa é a operação e manuseio de insumos altamente oxidantes, que são essenciais para o processo produtivo. A prevenção ocorre através de diversas técnicas, sendo a pintura industrial uma das mais utilizadas, tendo em vista a sua versatilidade, poder protetor e custos aceitáveis. O objetivo do trabalho foi avaliar as propriedades da película de tinta epóxi a base de Nb2O5, bem como comparar a tinta epóxi- Nb2O5 como uma tinta comercial de alto desempenho utilizada nas indústrias. Para isso foram realizados os ensaios de ultra microdureza, Pull Off, testes acelerados de corrosão: névoa salina e câmara úmida, imersão total e impedância eletroquímica. Os revestimentos foram testados visando a simulação de ambientes agressivos com a utilização de soluções de H2SO4 nas concentrações de 20% (m/v) e 40% (m/v) e de NaCl na concentração de 3,5% (m/v). Os revestimentos a base de Nb2O5 de 100 µm de espessura apresentaram melhores resultados nos ensaios mecânicos, porém nos testes de corrosão a película de 300 µm apresentou o melhor desempenho. Os ensaios evidenciaram também que as amostras revestidas com a tinta epóxi-Nb2O5 apresentaram melhores resultados nos ensaios de corrosão que a tinta epóxi comercial.

Palavras-chave


pentóxido de nióbio; tinta epóxi; revestimentos anticorrosivos; indústria química



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online