DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C UTILIZANDO MÉTODO TITULOMÉTRICOS, ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR E IMAGENS DIGITAIS

Endler Marcel Borges

Resumo


Normalmente, as práticas de ensino realizadas durante a graduação contemplam poucos métodos instrumentais. É importante que os alunos se familiarizem com métodos instrumentais durante a graduação como, por exemplo, a espectrofotometria de absorção molecular. Desta forma, nos propomos uma pratica de ensino onde na primeira parte a massa de vitamina C é determinada por titulação direta com iodato e iodo e por titulação de retorno com tiossulfato. Na segunda parte, a determinação de vitamina C é realizada utilizando espectrofotometria de absorção molecular, onde a vitamina C reduz o Fe3+ a Fe2+, o Fe2+ é complexado pela fenantrolina dando um complexo de coloração vermelho alaranjada que é quantificado utilizando a absorção mensurada a 510 nm. A determinação espectrofotométrica da vitamina C também é realizada imagens digitais obtidas com um scanner de mesa e utilizando os valores de RGB extraídos com o software ImageJ.

Palavras-chave


Vitamina C; Titulação; ImageJ; prática de laboratório; espectrofotometria.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online