AVANÇOS RECENTES DO REARRANJO DE COPE EM SÍNTESE ORGÂNICA

João Rufino Freitas Filho, Juliano Carlo Rufino Freitas, Jucleiton José Rufino de Freitas, Andreza Cristiane Custódio, Jonh Anderson Macêdo Santos, Jadson Farias da Silva

Resumo


Este manuscrito trata-se de uma revisão bibliográfica sobre os rearranjos de Cope mais usados em síntese orgânica nos últimos 18 anos. Entre as transformações químicas fundamentais em síntese orgânica, o rearranjo [3,3]-sigmatrópico ocupa uma posição única como um método poderoso, confiável e bem definido para a construção estereosseletiva de ligações carbono-carbono ou carbono-heteroátomo. O rearranjo de Cope está entre uma das mais conhecidas reações pericíclicas usando a regra de Woodward-Hoffmann.

Palavras-chave


Síntese Orgânica; rearranjos[3,3]-sigmatrópicos; rearranjo de Cope.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online