ESTUDO DE CÉLULAS SOLARES HÍBRIDAS DE TIO2 COM CORANTES NATURAIS

Gideã Taques Tractz, Guilherme Arielo Rodrigues Maia, Bianca Vanjura Dias, Everson do Prado Banczek, Maico Taras da Cunha, Paulo Rogério Pinto Rodrigues

Resumo


Células solares sensibilizadas por corante (CSSC) são dispositivos que aproveitam a luz do sol para gerar energia e possuem na composição um óxido semicondutor e um fotossensibilizador adequado. Devido ao custo elevado, a pesquisa por novos materiais aplicados nas células solares desperta grande interesse. Este trabalho tem como objetivo estudar células solares híbridas de interface FTO/TiO2/corante produzidas com diferentes fotossensibilizadores naturais de baixo custo, extraídos em solução etanoica acidificada, de diferentes produtos naturais: ameixa, uva, urucum e berinjela. As técnicas de caracterização utilizadas foram: Espectroscopia na região do ultravioleta-visivel (UV-VIS), Espectroscopia na região do Infravermelho por Transformada de Fourier (IV-TF), medidas do Potencial de Circuito Aberto em função do tempo (Eca), curvas Fotocronoamperométricas (FCA) e Curvas de Densidade de Fotocorrente em função do Potencial (j-E). Os corantes testados nas CSSC apresentaram caracter de fotossensibilidade, com adsorção nos filmes de TiO2 e absorção máxima na região do visível. A CSSC com melhores parâmetros fotovoltaicos foi empregando-se o corante extraído da ameixa, gerando uma célula solar com = 0,12±0,03, Eca = 572±12 mV, FF = 0,57±0,01 e jcc = 0,40±0,09 mA cm-2.

Palavras-chave


Sustentabilidade; CSSC; Célula de Gratzel.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online