A Avaliação Quantitativa de Risco como ferramenta para determinação dos riscos de processos industriais

Gustavo Peron Mendes e Silva, Issa Khalil Georges Dib Neto, Geraldo André Thurler Fontoura, Fábio de Ávila Rodrigues

Resumo


Os acidentes da indústria química tiveram um impacto significativo na percepção do público sobre a segurança, impulsionando o desenvolvimento da Segurança de Processos Químicos como área fundamental nos processos de manufatura. Através da utilização de metodologias de análise de risco é possível identificar os perigos de uma instalação industrial. A liberação de materiais tóxicos, os incêndios e as explosões são os tipos de acidente mais comuns com potencial para causar perdas de vidas, danos ao meio ambiente e perdas de propriedade. Desta forma, a Avaliação Quantitativa de Risco (do inglês, Quantitative Risk Assessment ou QRA) apresenta-se como ferramenta valiosa para determinar o risco de uso, manuseio, transporte e armazenamento de substâncias perigosas. Juntamente com a modelagem de consequências, a QRA permite estimar, a partir do ponto de liberação, os efeitos de acidentes de liberação de produtos tóxicos, incêndios e explosões e suas consequências para as pessoas e para o meio ambiente. Este artigo tem como objetivo apresentar a Avaliação Quantitativa de Riscos como uma ferramenta para determinar os riscos dos processos na indústria.

Palavras-chave


segurança de processos; avaliação quantitativa de risco; análise de consequências; dispersão de nuvem de vapor; incêndios; explosões



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online