Dinâmica do Nitrogênio em sistemas agrícolas e florestais tropicais e seu impacto na mudança do clima

Renato A. R. Rodrigues

Resumo


O nitrogênio é o elemento mais abundante da atmosfera, estando presente na constituição de vários gases atmosféricos, entre eles o óxido nitroso (N2O). O mesmo está entre os principais gases de efeito estufa, em função do seu alto potencial de aquecimento global. No Brasil, o setor que mais emite N2O para atmosfera é o agropecuário, em função das altas quantidades de fertilizantes nitrogenados aplicados no campo. No entanto, o país possui uma avançada política pública de adoção de tecnologias agrícolas que contribuem para a redução desse problema. A presente revisão pretende mostrar a dinâmica do Nitrogênio em sistemas agrícolas e florestais, o papel do Nitrogênio na economia e apresentar as principais estratégias de mitigação nas emissões de gases de efeito estufa na agricultura.

Palavras-chave


O nitrogênio é o elemento mais abundante da atmosfera, estando presente na constituição de vários gases atmosféricos, entre eles o óxido nitroso (N2O). O mesmo está entre os principais gases de efeito estufa, em função do seu alto potencial de aquecimento



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online