SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO ELETROQUÍMICO DE MATERIAL HÍBRIDO FORMADO ENTRE POLIANILINA E Fe3O4

Autores

  • Eryza Guimarães de Castro UNICENTRO
  • Caroline Zanotto UNICENTRO
  • Fernando Ratuchne UNICENTRO
  • Fábio Luiz Melquiades UEL
  • Patricia Teixeira Marques UTFPR - Pato Branco

Palavras-chave:

Materiais híbridos, polianilina, óxido de ferro, comportamento eletroquímico

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo morfológico, estrutural e eletroquímico do material híbrido de polianilina/magnetita (Pani/Fe3O4), obtido através da síntese química convencional. Os materiais precursores e o híbrido foram sintetizados e caracterizados pelas mesmas técnicas para comparação, e avaliar se o híbrido apresenta mudanças ou melhorias em suas propriedades eletroquímicas, em comparação com o precursor. Por microscopia eletrônica de varredura, oabserva-se morfologia de aglomerados para o material Pani/Fe3O4 e a análise por difratometria de raios X indicou uma boa interação entre as fases. O espectro UV-VIS apresentou as transições características da polianilina em forma condutora, sal de esmeraldina. A porcentagem do ferro incorporado no material híbrido foi estimada usando EDXRF, que foi de 34,03%. A análise térmica mostra as perdas de massa e a variação de temperatura da degradação do material híbrido. O material híbrido foi eletroquimicamente caracterizado por voltametria cíclica, que apresentou maior estabilidade do que a polianilina pura.

Biografia do Autor

Eryza Guimarães de Castro, UNICENTRO

Bacharel e Licenciada em Química Pela UFPR em 2001, mestre (2004) e doutora (2009) pela mesma instituição, na área de Química Inorgânica. Atualmente sou professora de Química Inorgânica, adjunto C, na Universidade Estadual do Centro Oeste. Tenho experiência em Química de Materiais e materiais nanoestruturados, atualmente, atuo nas seguintes linhas: síntese, caracterização e estudo das propriedades de materiais compósitos formados entre polímeros condutores e óxidos semicondutores e nanopartículas metálicas. 

Caroline Zanotto, UNICENTRO

Mestre em Química Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Química Aplicada da UNICENTRO (2017). Graduação em Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), graduação em Tecnologia em Controle de Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Experiência como docente em ensino superior, técnico e ensino médio na área de Química

Fernando Ratuchne, UNICENTRO

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011) e mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: química teórica, funções de base, ensino, química e modelagem molecular.

Fábio Luiz Melquiades, UEL

Graduação em Física a nível de Bacharelado (1997) e Licenciatura (1998) pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007), Pós doutorado no Instituto de Química da UNICAMP (2012). Atuação como professor do departamento de Física da Unicentro por 15 anos e atualmente é docente do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e membro do Programa de Mestrado e Doutorado em Física desta instituição. Tem experiência na área de Física Nuclear Aplicada e Métodos não destrutivos de análise com expertise nas áreas de: Fluorescência de raios X, Espectrometria de raios gama e análise multivariada de dados.

Patricia Teixeira Marques, UTFPR - Pato Branco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua na área de Físico-Química com ênfase nos seguintes temas: elaboração e caracterização de biofilmes para aplicação em embalagens; modificação química de matrizes poliméricas para imobilização de agentes ativos. 

Publicado

13-01-2018