Teatro no Ensino de Química: Relato de experiência

Bruno Ventura Ventura de Quieroz, Rebeka Lúcio Neves, Viviane Gomes Pereira Ribeiro, Marcus Raimundo Vale, Ilde Guedes Guedes, Selma Elaine Mazzetto

Resumo


O Ensino de Química no contexto atual exige que educadores busquem cada vez mais novas ferramentas de ensino. A forma tradicional defronta-se com a resistência e apatia dos alunos. A fim de modificar essa tendência, muitas metodologias interessantes vêm sendo propostas. Dentre elas, uma que vem ganhando bastante destaque, é o teatro científico, que une arte e ciência no palco. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências envolvendo teatro científico no Ensino de Química, através de 6 montagens cênicas, decorrentes de três anos de pesquisas e divulgação científica teatral em parceria com a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC) e outras Instituições de Ensino Superior do país. As peças produzidas foram: A Liga da Ciência, O Alquimista, Somos o que Comemos?, Lampião e Maria Bonita em Busca da Química do Amor, Os Vingadores Químicos e Doutorado em Química do Amor. Para analisar as contribuições pedagógicas advindas dessa experiência utilizou-se questionários, debates e comentários com a plateia. Os resultados apontam que através deste meio de divulgação científica foi possível estimular o aprendizado da Química e a motivação dos alunos.

Palavras-chave


Ensino de Química, Atividades lúdicas, Relato de Experiência, Teatro Científico.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online