Assessment of the Concentration of Inorganic Elements in Cassava Flour (Manihot esculenta Crantz) by Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectrometry
Palavras-chave:
Mandioca, farinha, elementos inorgânicos, ICP OESResumo
As concentrações de Ca, Cu, Fe, K, Mg, Mn, P e Zn em 10 amostras de farinha de mandioca comercialmente disponíveis (Manihot esculenta Crantz, Euphorbiaceae) foram analisadas por espectrometria de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES). Os elementos foram encontrados em ordem decrescente de concentração, como Ca > P > Mg > Fe > Cu > Zn > Mn. Com base na ingestão diária recomendada para adultos, os valores mostraram que o consumo de 10 g de farinha de mandioca por dia proporciona 5,3% da ingestão diária para Cu, 0,5-1,2% para Fe, 0,5% para Ca, 0,9-1,2% para Mg, 0,6 -0,8% para Mn, 0,6% para P, 0,2% para K e 0,2-0,3% para Zn. Os resultados indicam que a farinha de mandioca contém vários elementos essenciais e não apresenta riscos à saúde humana.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.