Perfil Químico: um Jogo para o Ensino da Tabela Periódica

Caroline Gomes Romano, Ana Letícia Carvalho, Isabella Domingues Mattano, Márcia Rodrigues de Morais Chaves, Beatriz Antoniassi

Resumo


O uso de jogos no ensino de química têm ganhado espaço nos últimos anos pelo fato de ser um instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos. No entanto, apesar de haver propostas de jogos que abordam diversos conceitos da disciplina de química, não há nenhum jogo didático que aborde exclusivamente o ensino da tabela periódica. Neste artigo, propomos o desenvolvimento e aplicação de um jogo que utiliza a tabela periódica como tabuleiro e cartas elaboradas de acordo com o famoso jogo Perfil?. Esse conjunto trouxe interação dos estudantes com o professor, tornando a aula dinâmica, além de relacionar o conteúdo com o contexto histórico e atual e ainda mostrar à contribuição das mulheres na área de química por meio de dicas, respostas e explicações. Tal proposta foi aplicada em 5 turmas do 1º ano do ensino médio, totalizando 150 alunos e a contribuição pedagógica foi analisada por meio de questionário de avaliação discente. Os resultados mostram que o jogo desperta o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhora o aspecto disciplinar em sala de aula.

Palavras-chave


Jogo didático; Tabela periódica; Atividade lúdica.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online