Química de Produtos Naturais: Plantas que testemunham histórias

Marcia Rosa de Almeida, Sabrina Teixeira Martinez

Resumo


A descrição botânica das plantas, a classificação e o emprego de algumas delas como remédio no tratamento de doenças típicas de regiões brasileiras pode ser acompanhado por relatos descritos em registros históricos de expedições de aventureiros e botânicos e nas pesquisas de médicos e farmacêuticos. Estes foram os principais responsáveis por descobertas que ainda hoje são relembradas e repensadas para o desenvolvimento de potenciais fármacos a partir destas plantas. 

Este trabalho pretende apresentar a relação das plantas e suas aplicações e usos por diferentes povos com a evolução da história.

Palavras-chave


Corantes; pau-brasil; Cinnamomum; quinina; pereirina; alucinogenos



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online