Uso de Indicadores de Patentes como Metodologia para Avaliação do Desenvolvimento da Tecnologia de Extração Supercrítica
Palavras-chave:
Indicadores, patentes, extração supercrítica, inovação.Resumo
A utilização de indicadores científicos e tecnológicos que traçam os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação vem crescendo nos últimos anos. Este artigo teve como objetivo avaliar os indicadores tecnológicos e científicos, por meio da pesquisa relacionada ao depósito de patentes e gastos com PD&I realizados pelos países detentores da tecnologia de extração supercrítica. A pesquisa foi realizada nas bases de dados online do escritório europeu Espacenet (EP), com a coleta, tratamento e análise das informações extraídas dos documentos de patentes. A tecnologia pesquisada se encontra principalmente concentrada em países desenvolvidos, os quais possuem os maiores investimentos financeiros em PD&I nos últimos anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.