Análise química e quimiométrica de matrizes de amido modificado por trimetafosfato de sódio

Autores

  • Genice Iurckevicz Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
  • Patrícia Teixeira Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
  • Vanderlei Aparecido de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco

Palavras-chave:

Amido aniônico, reticulação, diclofenaco de sódio

Resumo

Neste trabalho produziu-se micropartículas de amido de mandioca reticulado com trimetafosfato de sódio (TMFS) para incorporar o fármaco diclofenaco de sódio (DS). As amostras foram caracterizadas espectroscopicamente, quanto ao seu grau de reticulação e cinética de liberação, utilizando-se alguns modelos propostos na literatura como: primeira ordem, segunda ordem, Peppas e Higuchi. A partir de um delineamento fatorial com 3 concentrações de amido (5; 7,5 e 10%), 3 concentrações de reticulante (15; 22,5 e 30%) e 3 tempos de reação de reticulação (2; 5 e 8 horas), verificou-se que as amostras que mais incorporaram DS foram A5R15t2; A10R30t2 e A7,5R22,5t5 com um valor médio de 13,21 mg/g. Somente a concentração de amido influenciou significativamente na incorporação de DS. Constatou-se que o tempo de reação, assim como a concentração de agente reticulante, não influenciaram a incorporação de DS com nível de confiança de 90%. Os modelos matemáticos de liberação que melhor se adequaram aos experimentos foram o de Peppas (R² médio 0,95), Higuchi (R² médio 0,97) e Primeira ordem (R² médio 0,97).

Biografia do Autor

Genice Iurckevicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco

Graduada em Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.  Doutoranda em Química Aplicada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Patrícia Teixeira Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua na área de Físico-Química com ênfase nos seguintes temas: elaboração e caracterização de biofilmes para aplicação em embalagens; modificação química de matrizes poliméricas para imobilização de agentes ativos.

Vanderlei Aparecido de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1990), mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: lipases, lipases bacterianas, óleo vegetal, microorganismos lipolíticos e lipase. Atua também na área de genética e transformação bacteriana. Possui experiência em delineamento experimental, delineamento composto central rotacional, metodologia de superíficie de resposta e estatística univariada e multivariada.

Publicado

08-09-2017