Modelagem molecular como ferramenta motivadora no ensino-aprendizagem em mecanismos de reações de Diels-Alder

Cristiano Melo Ramos, Leonardo Almeida Ramos, Cleison Carvalho Lobato, Lorane Izabel Silva Hage Melim, Cleydson Breno Rodrigues Santos

Resumo


Resumo: O estudo teve como objetivo mostrar as potencialidades da modelagem molecular como ferramenta didático-pedagógica motivadora no processo de ensino e aprendizagem na elucidação dos mecanismos de reações orgânicas de Diels-Alder. A pesquisa de campo realizada com acadêmicos de duas turmas distintas de Química demonstrou que nenhuma possuem em sua matriz curricular, disciplinas associadas à química computacional e modelagem molecular, e apenas 20% dos graduandos souberam descrever sua finalidade e metade nunca tiveram contato com os softwares estudados. Posteriormente, foi observado que 75% dos estudantes tiveram suas perspectivas atendidas em relação à modelagem molecular, sendo categóricos (100%) em afirmar que a mesma pode ser uma ferramenta motivadora viável e válida. O dinamismo do processo de ensino-aprendizagem faz com que o passar dos anos, alguns aspectos e recursos didáticos devem ser substituídos, exigindo aperfeiçoamento constante, a busca de novos e a mudança de velhos paradigmas para que se possa surgir práticas docentes inovadoras.


Palavras-chave


Modelagem molecular; Motivação; Ensino-aprendizagem; Reação Diels-Alder



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