Um Estudo Químico Quântico e Quimiométrico da Styrylbenzylsulfones e seus Análogos com Atividade Citotóxica contra Células do Câncer de Próstata

Daiane L. dos Santos, Camila B. Paula, Valter Henrique Carvalho-Silva, Ademir J. Camargo, Lilian T. F. M. Camargo

Resumo


O câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças baseado no desenvolvimento rápido de células anormais que crescem além dos seus limites usuais, e que podem se espalhar para outros órgãos. Este processo é referido como metástase. O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum em todo o mundo, a quarta principal causa de morte por câncer no Brasil. As propriedades moleculares de 34 análogos de Styrylbenzylsulfones com atividade citotóxica contra células cancerosas humanas da próstata foi calculado através do método: Teoria do Funcional de Densidade com o nível B3LYP/6-31G .Quatro descritores (ângulo diedral entre os átomos: 17, 18, 23 e 24; as ordens de ligação entre átomos de 18-19 e 20-21; e polarizabilidade) foram responsáveis pela discriminação do dois grupos de moléculas ( ativos e inativos) e para isto foi utilizado uma técnica de reconhecimento de padrão: Análise do Componente Principal ( PCA ). Este modelo foi capaz de discriminar 20 ativos de 14 inativos dos análogos usando apenas uma componente principal, sendo responsável por 51.20% da variância total e que permite melhor compreender a influência desses descritores eletrônicos na atividade citotóxica.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160037


Palavras-chave


Styrylbenzylsulfonas; Câncer de Próstata; PCA; B3LYP.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online