Uma Breve Revisão sobre alguns Aspectos do Álcool Combustível Veicular e a Análise Quantitativa de Espécies Químicas Presentes nesta Matriz Energética
Palavras-chave:
Etanol veicular, combustível limpo, metais pesados.Resumo
Este texto de revisão apresenta vários aspectos, e uma breve discussão sobre a matriz energética brasileira, desenvolvida como fonte de combustível automotivo baseado na cultura da cana de açúcar, com posterior processo de sua fermentação para a produção de etanol. Embora o álcool etílico também esteja presente, como aditivo da gasolina consumida no território brasileiro, pretende-se discorrer somente sobre o etanol anidro, ou seja, o combustível genuinamente brasileiro. É escopo deste texto apresentar os vários constituintes químicos presentes nesta matriz energética, bem como, elencar as principais metodologias analíticas empregadas para o monitoramento e quantificação de substâncias orgânicas, de metais e de alguns ânions, comumente encontrados no álcool etílico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.