Uma Breve Revisão sobre alguns Aspectos do Álcool Combustível Veicular e a Análise Quantitativa de Espécies Químicas Presentes nesta Matriz Energética

Francisco C. Pereira, Francisco José S. Lima, Ademir O. da Silva

Resumo


Este texto de revisão apresenta vários aspectos, e uma breve discussão sobre a matriz energética brasileira, desenvolvida como fonte de combustível automotivo baseado na cultura da cana de açúcar, com posterior processo de sua fermentação para a produção de etanol. Embora o álcool etílico também esteja presente, como aditivo da gasolina consumida no território brasileiro, pretende-se discorrer somente sobre o etanol anidro, ou seja, o combustível genuinamente brasileiro. É escopo deste texto apresentar os vários constituintes químicos presentes nesta matriz energética, bem como, elencar as principais metodologias analíticas empregadas para o monitoramento e quantificação de substâncias orgânicas, de metais e de alguns ânions, comumente encontrados no álcool etílico.


Palavras-chave


Etanol veicular; combustível limpo; metais pesados.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online